crossfit weightlifting

Crossfit | Conquer Yourself

Olá! Chamo-me Susana Veloso e sempre adorei fazer desporto, desde ginástica, a corrida, kick boxe, etc! Tudo a um nível amador! Não sou atleta profissional, mas adoro treinar e a sensação de bem-estar com que fico ao final de um treino! Há cerca de um ano e meio comecei a fazer crossfit e descobri uma nova paixão!

Como disse, não sou atleta de competição, mas sim por paixão!

Por isso decidi criar esta rubrica sobre crossfit para poder partilhar convosco aquilo que tenho aprendido e sentido nesta modalidade e para mostrar que é para todos! Vou também partilhar alguns WODs (treinos) que faço e espero que partilhem também comigo os vossos!

Em comunidade somos mais fortes e evoluímos melhor!

O que é o crossfit?

O crossfit é uma marca registada criada por uma empresa americana que se chama Crossfit Inc..

Não, o crossfit não é só para malucos! Muita gente pensa logo que é só para gente muito forte e já com um nível de performance física muito elevado, que é preciso ter muita força e é demasiado puxado! Muita gente tem medo até só de experimentar!

Vamos esquecer por momentos os vídeos dos crossfitgames (esses colocam qualquer um a suar, até só de ver!). Este desporto é adequado para qualquer pessoa, independentemente da idade, género ou condição física.

São sempre possíveis adaptações e progressões do mesmo exercício! Não faço 10 flexões, mas faço 5! Não faço 5 flexões, mas faço 2! Não faço nenhuma flexão, então coloco os joelhos no chão! Estão a ver a ideia? Há sempre modo de adaptar!

É uma modalidade que combina exercícios funcionais variados em alta intensidade de:

  • Halterofilismo
  • Ginástica
  • Capacidade metabólica/cardiorrespiratória

Todos os exercícios são diferentes de dia para a dia e portanto todos os dias temos estímulos e desafios diferentes! É uma forma de sairmos da rotina e de sermos desafiados constantemente.

Qual o objetivo do crossfit?

É uma modalidade cujo objectivo é tornar cada um de nós com uma boa condição física em diferentes vertentes, incluindo:

  • Força
  • Flexbilidade
  • Velocidade
  • Resistência Cardiorespiratória
  • Resistência Muscular
  • Equilíbrio
  • Coordenação
  • Agilidade
  • Precisão
  • Potência

Como é um treino de crossfit?

É sempre diferente de dia para dia, mas segue uma estrutura: uma parte de aquecimento, outra parte em que se treina a técnica dos movimentos, e outra parte que é o WOD (workout of the day).

Existem vários tipos de WOD, como:

  1. AMRAP = As Many Reps as Possible – cujo objetivo é fazer o máximo de repetições da sequencia de exercícios num determinado tempo.
  2. EMOM = Every Minute on the Minute – cujo objetivo é fazer uma determinada sequência de exercícios dentro de cada minuto e descansar no restante do tempo.
  3. RFT = Rounds for time – cujo objetivo é fazer determinado número de rondas de um conjunto de exercícios no menor tempo possível.
  4. HERO WOD = são diferentes conjuntos de exercícios dedicados a soldados mortos em serviço militar.

O crossfit usa equipamento específico?

Há treinos de crossfit feitos apenas com peso do corpo (corrida, agachamentos, flexões, abdominais, etc) e outros em que usamos barras com pesos, cordas (para subir ou para saltar), pneus, elásticos, argolas olímpicas, pneus, sacos de areia, kettlebells, etc!

O crossfit provoca muitas lesões?

Como em qualquer actividade física, existe o risco de lesão! Precisamos sempre de uma base técnica, e por isso o treino de crossfit deve ser sempre acompanhado por profissionais qualificados.

Enquanto não dominarmos bem a técnica, não devemos aumentar muito a carga uma vez que isso aumenta o risco de lesão! Temos de respeitar o processo de aprendizagem, o nosso corpo e sermos consistentes nos treinos! Os resultados na performance física virão como consequência de uma boa técnica de base para executar os exercícios e movimentos sem lesão!

Importante falarmos da pirâmide de crossfit, uma vez que é a base para podermos ser atletas completos.

Esta mostra-nos quais devem ser os nossos fundamentos na prática de cada treino, colocando por ordem de importância cada item a ter em consideração:

  1. Nutrição: é o nosso combustível para a nossa máquina funcionar na sua melhor performance;
  2. Capacidade cardiovascular e respiratória;
  3. Controlo corporal com movimentos de ginástica;
  4. Levantamento de peso em que trabalhamos com cargas exteriores;
  5. Competição.

Deixo-vos aqui um pequeno vídeo sobre o crossfit:

 

O que é para mim o crossfit?

Para mim, o crossfit significa puder descarregar as minhas energias de forma saudável, sair da rotina, melhorar a minha performance física, estar em constante aprendizagem e evolução, desafiar-me a mim própria e testar os meus limites (físicos e mentais) e poder usufruir do espírito de equipa da comunidade. O último nunca fica para trás!

Em comunidade somos mais fortes e evoluímos melhor! 🙂

Sigam-me aqui e aqui

E para ti, o que significa crossfit?

Deixa o teu comentário em baixo!

 

Deixa um comentário