Começo por convidar-vos a conhecer algo da minha história, muito curta, dirão alguns, mas para mim, já a ficar muito longa…é que já lá vão 28 anos de vida… Como o tempo passa tão depressa, é preocupante…
Nasci em Portugal, mais propriamente em Lisboa, uma verdadeira alfacinha de “gema”, mas não se deixem enganar, porque apesar de amar intensamente a “minha cidade”, aventurei-me aos 17 anos, estávamos então em 2007 a ir estudar para fora da minha zona de conforto, sem a comida da mãe e sobretudo da do pai que cozinhava com arte e engenho. Fui para os Açores, mais propriamente para a ilha Terceira, onde vivi durante 2 anos.
Para trás ficaram os mimos próximos da família, mas em contrapartida, tive experiências fantásticas que nunca imaginei, praxes extremamente originais, com muito contacto com animais, sobretudo bovinos e toda a natureza envolvente e aprendizagens culinárias muito baseadas em arroz e atum… um fartote.
Em 2009 segui para o Porto, onde concluí o Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas, pela Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto e onde fui presenteada com outras tantas experiências, muito estudo, investigação e muita, muita folia. Mas, como sou uma eterna insatisfeita e todos os dias acordo com esperança renovada e vontade de viajar, para abraçar e descobrir novos sítios e depois de ter trabalho em Portugal como farmacêutica, em diferentes áreas, o meu espírito aventureiro e o desejo de conhecer outras culturas, novas pessoas e formas e modelos diferentes de trabalho, levaram-me a procurar novas experiências como farmacêutica, fora de Portugal.
Fui então trabalhar para a Noruega há 2 anos e 6 meses e durante este curto período, já por três vezes mudei de região e de local de trabalho por vontade própria… Não somos todos cidadãos do mundo? Não estamos sempre a procurar melhorar as nossas vidas e a desejar aquele reconhecimento sempre tão desejado?
Depois de vos ter resumido o meu percurso de vida em algumas linhas, quero partilhar convosco o meu interesse pela área da Alimentação e Nutrição! Poderei afirmar que este interesse é relativamente recente, começou há cerca de um ano e tem crescido de dia para dia!
A origem deste interesse, nem eu própria sei explicar, ou talvez saiba, talvez se deva ao facto de ter muito tempo livre na Noruega e poder pesquisar bastante sobre estes assuntos, ou por ser um tema cada vez mais actual, pode até dizer-se que está na moda, pode até ser resultante de ter tido um familiar directo com cancro que me fez repensar todo o estilo e hábitos de vida? Ou tudo isto e mais algumas preocupações relacionadas com o facto de estar num País com pouco Sol e ter necessidade de avaliar o meu estado nutricional em termos de Vitaminas, Minerais e outros nutrientes. A agricultura, condicionada pelas condições climatéricas existentes, está neste e noutros Países mais limitada pelas temperaturas baixas, neve…
Neste âmbito, vou partilhar dicas, curiosidades e toda uma vasta experiência que tenho tido neste País nórdico, em que o acesso a alguns alimentos nem sempre é fácil, problema que não é exclusivo deste País e, não querendo ser demasiado ambiciosa, procurar contribuir de algum modo para a reflexão sobre a importância da Alimentação na nossa saúde e felicidade. Será que alguns dos nossos leitores que não se encontrem a viver em Portugal têm o mesmo problema e possamos criar uma rede de partilha de aprendizagens sobre as diferenças e dificuldades alimentares.
Como vos disse, há um ano decidi melhorar a minha alimentação e estilo de vida, pelo que hoje em dia considero que sou uma pessoa saudável, feliz e que se sente bem consigo própria! O meu interesse por esta área fez com que eu quisesse aprofundar os meus conhecimentos, indo mais além do que a leitura de artigos científicos, páginas ou blogues no facebook…
Assim, em Maio de 2016 inscrevi-me no Curso de Naturopatia e Terapias Complementares, organizado pelo Instituto Profissional de Estudos da Saúde, que terminei em Abril de 2017, tendo complementado em muito a minha aprendizagem sobre Alimentação e Nutrição.
Indo ao encontro dos meus interesses, foi me dada a possibilidade de integrar no projecto “Vitamina-te” em 2017 onde aprofundei conhecimentos nesta área, através de workshops, áudios, etc, sendo que assim surgiu o This Organic Lab. Espero que fiquem desse lado e que acompanhem a nossa rubrica, com os vossos contributos, sugestões, temas e questões, pois acreditem que muito temos a aprender sobre esta temática.