#2Msemdesperdício: O mundo precisa que mudes!

Todos temos o sonho de mudar o mundo, de deixar a nossa marca e desde pequena que tenho como mote de vida “Dar Mais”: por mim, pela minha família, pelos meus sonhos e também pelo mundo, que mais do que nunca grita por mudança!

Antes desta pandemia provocada pelo Covid-19, o pedido de socorro do Planeta foi ignorado pela vida acelerada onde parar não era uma opção, e onde era mais importante garantir o crescimento económico do que a sustentabilidade da própria vida. Hoje estamos parados e com isso, damos finalmente a oportunidade ao planeta para recuperar!

Apesar de pequenas fontes de luz que ouvimos como a diminuição das emissões de CO2, não nos podemos esquecer da lenta destruição do planeta devido ao aquecimento global, extinção de espécies, desflorestação massiva, a catástrofe ambiental do plástico, o consumismo assustador, entre muitas outras…

Com este cenário só temos duas hipóteses, continuar a compactuar com a despreocupação assustadora com que temos vivido até aqui ou aproveitar esta mudança que a vida nos impôs para mudarmos os nossos hábitos e a nossa consciência, assumindo que todos somos responsáveis por mudar o mundo.

“Revolucionário é todo aquele que quer mudar o mundo e tem a
coragem de começar por si mesmo” (Sérgio Vaz)

A melhor forma de mudarmos algo é de dentro para fora, e meio ano depois, partilho convosco os 60 dias em que me juntei ao movimento #2Msemdesperdício criado para aumentar a esperança e a consciência de que este planeta é a nossa única casa, começando por alterações na nossa própria casa.

O desafio é simples e apenas requer AÇÃO com adopção e partilha de pequenas mudanças e hábitos para um consumo mais consciente, ecológico e sustentável que poupe os recursos da Terra e que dê esperança para um mundo mais saudável e sustentável, porque a responsabilidade é de todos.

Mas porquê reduzir o desperdício?

Porque continuamos a viver como se existisse planeta B, numa Cultura de Desperdício que por dia esbanja recursos fundamentais à vida e à sustentabilidade!

Desperdiçamos alimentos (cerca de 30% da comida do mundo), água, energia e contribuímos a cada minuto para o aumento da poluição, do consumismo desenfreado, da pobreza e de uma economia nada sustentável!

Na atualidade que vivemos, a Reciclagem não pode ser o único caminho. Hoje é fundamental Reduzir o desperdício em busca da implementação global de uma Economia Circular e Sustentável!

E como é que podemos fazer a diferença? Passando para a AÇÃO! Reduzindo, Repensando, Recusando, Reutilizando!
E por isso, convido-vos a aproveitarem esta quarentena para reduzir o vosso desperdício! Vamos a isso?

Deixo algumas mudanças que fazem toda a diferença na minha pegada ecológica e que resultam do desafio #2Msemdesperdício:

Reduz/Evita DESCARTÁVEIS como cotonetes, garrafas de plástico, palhinhas, sacos de plástico, lâminas de barbear, discos de maquilhagem, guardanapos de papel, cápsulas de café, pilhas… Se é descartável não é sustentável, por isso, opta por soluções de grande durabilidade e RECUSA quando te impõem produtos descartáveis! Uma pequena mudança que a tua carteira agradece e que tem um enorme impacto na redução do desperdício e do plástico!

Garrafa de Água Reutilizável sem Plástico BPA.

“Só percebemos o valor da água depois que a fonte seca” Um dos principais recursos da Terra é a ÁGUA, o que fazes para cuidar deste recurso essencial à vida? Aqui ficam algumas dicas para poupar água e dinheiro: evita banhos de imersão, desliga a torneira enquanto escovas os dentes ou enquanto lavas o cabelo, recolhe a primeira água fria que sai do chuveiro para regar plantas ou o jardim e coloca 1 garrafa de 1,5L de água cheia dentro do autoclismo, assim por cada descarga poupas 1,5L de água!

Poupa ENERGIA e aproveita a luz solar!
Abre as janelas durante o dia para que a luz solar aqueça a tua casa; abre cortinas e persianas para evitar acender a luz; coloca secretárias, mesas de trabalho e pias de lavar a loiça em frente a janelas; utiliza espelhos para aumentar a luz! E não te esqueças também de optar por lâmpadas mais eficientes como as lâmpadas LED e desligar o stand-by de todos os equipamentos electrónicos!

Diminui o uso de DETERGENTES em casa! Opta por poucos detergentes, de grande eficácia e durabilidade, concentrados, ecológicos e biodegradáveis! Acreditas que apenas 3 detergentes podem cuidar de toda a tua casa? Sim, é verdade! Detergente da roupa, detergente de superfícies e detergente da loiça é tudo o que precisas! Recomendo o KIT CASA ECOLÓGICA sabe mais sobre este kit maravilha aqui: http://vitamina-te.pt/kit-casa-ecologica/

REAPROVEITA e REUTILIZA diversos materiais para criares novas utilidades de organização, DIY e também para presentes… só precisas de imaginação e criatividade! (CD’s, frascos de vidro, frascos de iogurte, molduras, papel…).

Oferece PRESENTES CONSCIENTES, ecológicos e úteis! Não contribuas para o consumismo desenfreado mas sim para um consumo mais consciente e sustentável, aproveita e oferece presentes que provoquem a mudança!

Diminui o PLÁSTICO em tudo o que puderes!
Sabias que desde que foi inventado todo o plástico continua presente na terra? E porquê? Porque ainda não teve tempo para se degradar… por isso é urgente dizer NÃO!
Quando vais às compras e em tua casa utiliza o mínimo de plástico possível!
E se puderes alia a mudança à SAÚDE! Como? Retira todas as garrafas e garrafões de plástico da tua lista de compras e consumo, com o filtro de água E-Spring, ao mesmo tempo que melhoras a qualidade da água que ingeres! Sabe mais aqui:
http://vitamina-te.pt/espring-agua-pura-para-toda-familia/ http://vitamina-te.pt/casa-ecologica-menos-desperdicio-e-agua-saudavel-comespring/

E-Spring – O melhor sistema doméstico de purificação de água!

ORGANIZA-TE! Muitas vezes o desperdício que fazemos é consequência da falta de organização e do facilitismo! No entanto, sempre que facilitas comprometes a sustentabilidade do planeta e pões em causa o teu próprio futuro! Achas que vida não vale o esforço?

Promove a auto SUSTENTABILIDADE! Sabemos que temos de consumir bens e serviços durante toda a nossa vida, no entanto, cabe também a todos diminuir o consumo excessivo em que vivemos, através de ações que transformem a nossa casa num sistema mais sustentável, através por exemplo de pequenas hortas biológicas, compostagem e adopção de marmitas para almoço e lanches.

Consome de forma CONSCIENTE! Sempre que comprares algo tem em consideração se realmente necessitas do produto e que tipo de produto estás a comprar, ou seja, primeiro pensa “preciso mesmo disto?” e segundo investiga se é um produto ecológico e que impacto terá na tua saúde e no ambiente.

E claro continua sempre, mas sempre a RECICLAR! Mas não te esqueças que podes fazer muito mais!

Estas são apenas algumas dicas e mudanças. Mas esta mudança, não é só minha, é de todos! E tu? Como tens diminuído o teu desperdício nesta quarentena? Comenta este post com as tuas dicas para um mundo com menos desperdício!

Sofia Mendoza

Deixa um comentário