Parte 2 do artigo O CORPO CURA-SE
Como puderam ler na 1a parte o Sistema Nervoso irá enviar às células uma de 4 formas diferentes de resposta, sendo esta, diferente de pessoa para pessoa, podendo também a resposta do cérebro variar durante a vida consoante a nossa apatia perante as diferentes patologias.
É sem dúvida importante lembrar que o cérebro responde não com o intuíto de nos causar problemas, mas como última resposta ao perigo de desregulação da nossa homeostasia corporal. Esta resposta é assim dada, com o objectivo de evitar a morte celular, explicada na Parte 1.
Resposta 1 – Retenção de água como forma de alcalinizar o ambiente extracelular
Para as pessoas que tiveram química na escola, a água era um dos líquidos usados para diluír os ácidos, aumentando o pH da solução para que o ácido fosse menos corrosivo.
O nosso corpo, em x tipo pessoas, numa situação crítica reage exactamente da mesma forma. Com o objectivo de alcalinizar o líquido extracelular, para que as trocas gasosas possam continuar a serem feitas, o cérebro envia a informação às células para que estas retenham mais água do que o normal, na área envolvente das mesmas.
Com esta resposta, as células efectivamente conseguem continuar a receber oxigénio para se manterem vivas e activas, contudo o impacto no corpo pode ser enorme. O aumento de retenção de água (conhecido como retenção de líquidos) pode tornar-se extremamente grave, ao provocar o aumento do peso corporal visto que as células envolventes começam a copiar a mesma resposta das primeiras, o que leva o corpo a reagir de uma forma uniforme em toda a sua estrutura.
Esta variação de peso depende da capacidade do corpo responder ao potencial de acidez em que se encontra, podendo em algumas pessoas o aumento de peso ser entre 1 a 5%, e noutros casos mais graves acima dos 20% em comparação com o peso inicial.
Os leitores concerteza que infelizmente conhecem alguém, que mesmo comendo apenas “alface” por dia continua a engordar? Esta pode ser provavelmente uma das razões, outra honestamente é porque apenas “alface” não entrega ao corpo o que ele precisa, mas isso seria tema para outro artigo!
Existem também outras patologias associadas a este tipo de resposta, como a celulite, varizes, dificuldade em perder peso, inchaço corporal, e aparecimento de nódoas negras com grande facilidade, tendo contudo todas elas, a mesma origem.
O que fazer então para melhorarmos a nossa situação?
Recomendamos como anti-oxidantes Vitamina A, C e E, ou seja Multicaroteno, Vitamina C e Lecitina E da NUTRILITE (verificar a loja online). Estes três suplementos vão trabalhar ao nível celular para que os radicais livres sejam eliminados e não possam interferir nas trocas gasosas, e assim o corpo poder diminuir a retenção de líquidos até então necessária para que estas se mantivessem.
Recomendamos também como apoio aos suplementos, beberem pelo menos 1.5l de água por dia, porque ao contrário do que parece lógico, beber água ajuda de facto na redução de líquidos retidos. O chá verde (BodyKey) e o FIT H2O da NUTRILITE podem ser boas soluções para quem tem dificuldades em ingerir 1.5l de água por dia.
Evite também as roupas justas para que a pressão intravenosa não aumente; reduza o consumo de álcool e o tabaco; e melhore a alimentação, diminuindo principalmente o fast food, as comidas processadas e embaladas, comendo também mais vezes ao dia e em menores quantidades em cada uma das refeições.
Fundamental é irmos sempre à base do problema e não tentarmos resolvê-lo apenas no plano intermédio ou superficial. Infelizmente são inúmeras as vezes que tentamos resolver um problema à “superfície” não indo à profundidade do mesmo, obtendo melhorias a curto prazo, mas sem resultados efectivos a médio / longo prazo, visto que o problema não fica resolvido, mas apenas “escondido”.
Não percam a 3a Parte e Segunda forma de resposta do SN, que será lançada amanhã (2a feira – 6 de Abril) pelas 21h30. Esperamos por vocês!
PEDRO PEREIRA – pedromcpereira1@gmail.com – 05/04/2015
#Teamway #Vitamina-te #Environment Friendly Home
Bibliografia:
- El cuerpo se cura – Dr. Alberto Marti Bosch
- Fisiologia do Exercício para Saúde, Aptidão e Desempenho – Denise L. Smith, Sharon A. Plowman
- Anatomia & Fisiologia – Rod R. Seeley, Trent D. Stephens, Philip Tate
- Manual Nutrilite – Edição Abril 2015
Related