INSPIRAÇÃO: A história de Jean Nidetch

Querem emagrecer? Vejam como ter um grupo de apoio pode fazer a diferença.

 

inportancia dos amigos
   
Quer o vosso objetivo seja emagrecer, enriquecer ou mesmo mudar o mundo, os amigos podem fazer a dirença.  
Fomos buscar ao livro de Keith Ferrazzi Circulo de confiança – Construir relações que levam ao sucesso a História de Jean Nidetch para deixar aqui um excerto:

“Perca peso, enriqueça e mude o mundo.

Talvez pareça o título de um livro de auto-ajuda petulante, mas acaba por ser a melhor forma de descrever avida de Jean Nidetch. Jean era uma dona de casa obesa que recrutou as amigas para a ajudarem a manter a dieta. O que acabou por conseguir foi notável. Mas como o conseguiu é algo que todos temos de entender.
Jean tinha peso a mais. Era obesa quando era criança e no liceu e, apesar de dietas intermináveis, a sua cintura continuou a aumentar durante os 20 e os 30 anos. Esta mulher com 1,70m chegou a pesar 98 quilos, vestia o número 44 e enquadrava-se na definição médica de “obesa”. Jean tentou dietas e comprimidos que prometiam retirar-lhe o peso que tinha a mais, mas ela acabava por recuperá-lo.
Em 1961, com 30 anos, começou uma dieta orientada pelo Departamento da Saúde de Nova Iorque. Após 10 semanas, tinha emagrecido 9 quilos, mas começava a perder a motivação. Percebeu que precisava de conversar com alguém para se sentir apoiada.
Eis a sua inspiração: uma vez que não conseguia levar as amigas até Manhattan, ao Departamento de Saúde, trouxe o “espírito” do programa até à sua sala de estar, em Queens. Jean e as amigas iriam perder peso juntas. Dessas reuniões nasceu a Weight Watchers, hoje reconhecida como uma das organizações com um programa mais eficaz para perder peso. A ideia de Nidetch era simples: perder peso requer uma combinação de dieta e apoio mútuo. Ela organizou reuniões semanais para controlar o peso e estabelecer objetivos que promovessem comportamentos responsáveis, associadas a conversas honestas e encorajadoras sobre as lutas, os reveses e as vitórias da perda de peso.
A dada altura, Nidetch, que perdera 32 quilos, arrendou um escritório e começou a liderar grupos de toda a cidade de Nova Iorque. (…) A partir de 2007, a Weight Watchers Internacional apresentou vendas de retalho superiores a 4 mil milhões de dólares, provenientes de licenças e de franchises, quotas de membros, programas de exercícios, livros de receitas, produtos alimentares de porções controladas e da revista do grupo. Nidetch reformou-se em 1984, deixando para trás um legado que salvou a vida de milhões de homens e mulheres. O actual diretor executivo da empresa, Dave Kirchoff, refere: “Embora a ciência da perda de peso tenha evoluído ao longo doa anos, o fundamental do programa de Jean – apoio e responsabilização- permaneceu uma constante.”
O que tem tudo isto de extraordinário? Jean só queria fica elegante, mas, através de um ciclo restrito de amiga que lhe ofereceram conhecimentos, sabedoria, sinceridade e apoio, alcançou muito mais do que uma alguma vez tinha imaginado ser possível. Jean descobriu o que os grandes líderes e artistas reputados, ao logo da História, sempre souberam: no trabalho e na vida, as realizações excepcionais são um processo de colaboração entre pares.
Atrás de todos os grandes líderes, na base de todos os grandes episódios de êxito, vai encontrar um circulo de confiança indispensável formado por conselheiros, mentores e colegas. Estes grupos são diversos e mais ou menos numerosos e podem ser encontrados em todos os níveis e em quase todas as esferas da vida profissional e pessoal. O que todos têm em comum são as ligações únicas entre os seus membros, às quais decidi chamar relações vitais.”

Deixa um comentário