“Sonhos determinam o que queres. Acção determina o que conquistas!”

No dia 11 de Maio cheguei emocionada a Santiago de Compostela.
Chegada a Santiago de Compostela – 11 de Maio de 2019.
Quando pensei em tornar real o sonho de ir a pé a Santiago de Compostela tinha uns meros 16 ou 17 anos. Em plena juventude, muitos foram os que me fizeram desacreditar deste sonho devido à minha pequena relação estatura-peso e devido ao meu sedentarismo. No entanto, esqueceram-se que eu tenho um temperamento e uma determinação extremamente aguçados. Olhando em perspetiva, o facto de adiar cerca de 15 anos a minha decisão talvez se relacionasse com o facto de acreditar mais nas vozes externas do que na minha voz interior que, todos os anos, se lembrava de espicaçar o meu lado mais aventureiro.
Os 4 Mosqueteiros!
Nunca ponderei ir sozinha. Admiro quem o faz, mas eu pretendia viver uma experiência conjunta. Portanto, quando durante uma conversa de amigos surgiu a ideia de juntarmos uma maltinha boa e colocarmo-nos ao Caminho, eu disse logo SIM! Não fazia a mais pequena ideia do que precisava de levar, treinar, mentalizar, integrar em mim para tal ser possível… só sabia que queria viver esta experiência da forma mais plena possível. Apenas visualizei… com todo o coração! E é com esta atitude que devemos encarar tudo na vida: primeiro encontrar o que nos move, o que nos faz arder o peito de emoção, o que queremos realizar. Depois pensamos no “como” fazer acontecer.
Início do Caminho na Ponte Rodo-Ferroviária de Valença – 6 de Maio de 2019.
O Caminho de Santiago começa na decisão de o fazer. Muitos são os percursos disponíveis. Optámos por percorrer o Caminho Central Português, iniciando o mesmo em Valença do Minho. Foram cerca de 124 km de caminho do mais belo, puro e natural que tive oportunidade de ver e viver durante 6 maravilhosos dias. Éramos 4. Quatro pessoas diferentes, com necessidades diferentes, com propósitos diferentes, com desafios diferentes, com ideias e ideais diferentes que tinham uma missão em comum: serem felizes no Caminho e chegarem juntos ao destino! Fomos o conforto uns dos outros mas todos estávamos abertos à experiência de contactar e conectar com outros tremendos seres humanos.
SETA AMARELA – O marco do Caminho!
Pelo caminho íamos sendo guiados por setas amarelas que apareciam no chão, nas árvores, nos muros, nos postes, em pedras e em marcos específico, nos quais se fazia a contagem decrescente dos quilómetros. Cada etapa diária teve os seus desafios e as suas belezas. Fomos presenteados com chuva, sol, ventos e brisas. Não pudemos escolher… apenas agradecer! Conversámos, contemplámos, refletimos, ouvimos música e também o silêncio que nos rodeava. Cumprimentámos todos os peregrinos que connosco se cruzaram com a célebre saudação “Bon Camino!”. É profundamente transformador, motivador e emocionante a forma como brota o sorriso sincero do meio de qualquer dor que possa existir… simplesmente para oferecer o melhor que habita em nós aos outros!
O meu sorriso e o meu bem-estar eram uma constante deste desafio!
Percorrer o Caminho de Santiago é uma imensa e profunda experiência emocional e espiritual que, na minha opinião, só faz sentido viver garantindo o bem-estar físico e mental. Esta minha crença levou-me a avaliar os meus limites, as minhas condições físicas e mentais e preparar-me para os desafios. Conversei com pessoas que concluíram o Caminho com sucesso, absorvi todos os conselhos que genuinamente ofereciam, simulei etapas de estrada e de montanha, com o mesmo número de kms das etapas mais complicadas, e testei os meus limites. Levei apenas o estritamente necessário para o mínimo conforto e, além do Kit de Primeiros Socorros Básico, levei um Kit SOS Emoções e um Kit SOS Recuperação Mágica.
Preparação para o Caminho no Parque Temático Molinológico de Ul.
No Kit SOS Emoções integrei resiliência, muito humor, crença profunda no êxito, confiança, pensamentos positivos, viver apenas o momento presente; aceitar todas as emoções, sem que as mesmas me dominassem; ajudar e ser ajudada, deixando o ego de lado; contemplar o caminho com os 5 sentidos completamente conectados; ouvir música positiva, áudios inspiradores e ler textos de motivação e autoconhecimento, contemplar e desfrutar profundamente do belo mistério que é a vida! Basicamente conjuguei estratégias mentais, emocionais e espirituais para vencer a voz da frustração, do desânimo e da dor que tantas vezes habita em nós. Tão simples e tão complexo ao mesmo tempo. No Kit SOS Recuperação Mágica incluí suplementação alimentar orgânica, a melhor que conheço e que já experimentei, para recuperar rapidamente de cada etapa (XS SPORTS NUTRITION).
O meu Kit SOS Recuperação Mágica!

XS Sports Nutrition Pré-Treino – Mistura de energia tripla que ajuda a evitar a rutura muscular parcial, estimula o normal funcionamento do metabolismo produtor de energia, ajudando a combater a fadiga, e contribui ainda para o aumento do desempenho físico. Em suma, prepara o corpo e estimula o seu nível de energia para que se comece o exercício físico em força.

XS Sports Nutrition Electrólitos – Mistura equilibrada de hidratos de carbono de libertação rápida que ajudam nos exercícios mais longos, atrasando a exaustão, e 5 eletrólitos para melhorar a absorção de água durante o exercício físico. Sacia a sede e fornece energia através do guaraná, da raiz de maca e da quercetina. Contribui para ajustar a reação do corpo ao stress, aumentando a força física e mental. XS Sports Nutrition Barras Proteicas – Contribuem para a recuperação pós-exercício e saciam o apetite. São enriquecidas com selénio, que combate o stress oxidativo das células e repara os danos celulares, e com complexo de vitamina B para reduzir a fadiga. BodyKey Barras Controladoras de Apetite – Contêm ingredientes naturais. Não contêm corantes artificiais, conservantes, aromatizantes nem ingredientes geneticamente modificados. São enriquecidas com 13 vitaminas e 11 minerais e ricas em fibra. São práticas para levar para qualquer lado e dão um excelente e equilibrado aporte nutricional.
XS Sports Nutrition Sticks de Magnésio – Contribui para o normal funcionamento do sistema muscular e do sistema nervoso, reduzindo o cansaço muscular e prevenindo caibras. XS Sports Nutrition Rhodiola – Suplemento energizante, fonte de cafeína natural, que apoia as aventuras do dia a dia. Contribui para o normal funcionamento do metabolismo produtor de energia e da função psicológica. Bebidas imunitárias – Aporte de Vitamina C e Zinco. Contribuem para um normal funcionamento do sistema imunitário sujeito a agressões externas, nomeadamente a chuva, protegendo ainda as células do stress oxidativo provocado pelo exercício físico. Suplemento multivitamínico com fitonutrientes Double X – Combinação equilibrada de 12 vitaminas essenciais, 10 minerais essenciais e 22 plantas. Suplemento iniciado cerca de 15 dias antes do Caminho, para repor o bem-estar do organismo e gerar reservas para o momento de exigência física. Este suplemento ajuda a melhorar a circulação sanguínea, evitando assim a retenção de líquidos, e contribui ainda para o controlo das reacções inflamatórias.
Gratidão plena por todas as belezas naturais que vi durante o Caminho!
Ter consciência de todas as consequências físicas que um desafio de 124 km acarreta é o primeiro passo para estudar a melhor forma de minimizar a dor e toda e qualquer lesão que daí possa advir. Não acredito na máxima que defende que este tipo de peregrinações deva ser sofrida e extenuante. Acredito sim que está nas nossas mãos torná-la o mais tolerável possível. Controlar os desafios antecipados e ter muito altruísmo e sentido de sacrifício para os desafios inesperados. Aconselho vivamente qualquer pessoa que pretenda realizar esta extraordinária experiência que planeie a suplementação mais adequada ao seu caso específico porque só nos sentindo bem e plenos, do ponto de vista físico e mental, conseguimos viver uma experiência marcante e positivamente inesquecível. Tudo fica mais fácil quando o propósito que nos move é maior que nós mesmos. Mais que entender e controlar de forma obsessiva, devemos adaptar-nos e usufruir das maravilhas do Caminho… e partilhar esta experiência com todos, para que também esses possam acreditar que, apesar de todo e qualquer desafio, é possível fazer o Caminho de Santiago simplesmente porque se quer… com toda a força de vontade e com todo o amor do mundo! Eu fui feliz no Caminho e vocês também o podem ser! Atrevam-se! Voltarei brevemente…. É o que me diz o coração! 
Para veres o que nunca viste tens que andar por onde nunca andaste!

Deixa um comentário