A celulite é provavelmente um dos maiores pesadelos nesta altura. Começa a preparar o corpo para o Verão e aquele problema nunca desaparece, mesmo depois de 10000 tratamentos. Infelizmente não vai desaparecer…
A celulite é a inflamação das células do tecido adiposo, os adipócitos, sobretudo na sua camada mais superficial – gordura subcutânea. Por isso, quando ganha uns quilos (e sobretudo uns centímetros) ela vem com toda a sua força! E quando perde gordura, de verdade, ela “aparece” menos. Mas não deixa de estar lá…
Para fazer desaparecer a celulite, tem de inevitavelmente atuar em 3 frentes:
1 – Perder gordura (Emagrecer)
Não se trata de perder peso com uma daquelas dietas que duram 21 ou 28 dias com grande sacrifício. O objetivo passa por realmente reduzir a massa gorda corporal e para isso é essencial aprender a gerir porções.
Não se trata de comer zero ou o mínimo mas sim de ter um olho crítico sobre quanto come e ajustar ao que é suficiente. Pode e deve consultar um Nutricionista que faça um plano de acordo com as suas necessidades ou aprender a gerir a sua alimentação com um programa como o Myfitnesspal.
Não deixe de ver as nossas receitas para se inspirar para opções mais saudáveis no dia a dia.
2 – Reduzir e prevenir a inflamação
Com os ingredientes e nutrientes certos.
- Deve ingerir diariamente 5 porções de hortaliças frescas o mais coloridas possível, 1 porção equivale mais ou menos a uma chávena de chá. Varie entre saladas, verduras cozidas, sopa e estufados de verduras
- Junte 1 a 3 porções de fruta, de acordo com as suas necessidades energéticas e inclua diariamente 1 citrino, 1 fruta rica em enzimas digestivas (abacaxi , papaia) e uma fruta da época
- Não fuja da gordura, apost no abacate (1 a 3c sopa) e frutos secos (até 2 chávenas de café)
Além disso, suplemente-se com inteligência com nutrientes anti-inflamatórios que ajudam a mobilizar os ácidos gordos
- Nutrilite Complexo Ómega 3
- Nutrilite Alho
E para um efeito mais intensivo durante 1-2 meses:
- Nutrilite CLA
- Nutrilite Mirtilo com Luteína
3 – Melhorar a composição corporal – aumentar a massa magra
Aqui não há volta a dar, tem de trabalhar com afinco incluindo trabalho de força para membros inferiores pelo menos 2 vezes por semana, mas não se foque em fazer MUITO mas sim em fazer bem. 2 a 4 exercícios por sessão, simples e usando apenas o peso do corpo no início e focando a atenção na contração e ativação muscular dos glúteos e músculos da coxa.
Não conte repetições , faça-as contar e por isso 2 a 3 séries de 8 a 10 repetições bem feitas são melhores que aulas de 100 repetições de agachamento. Por exemplo, a app de treino 7 minutos tem um treino bastante fácil para membros inferiores que pode fazer em casa ao seu ritmo.
A lista de exercícios recomendados inclui: Agachamentos, Afundos de pernas (lunges), Ponte de glúteos e Extensão contralateral (bird dog). Se tiver acesso a um ginásio, não deixe de procurar a ajuda de um profissional de exercício ou contacte-nos se tiver dúvidas.
by Filipa Vicente, Nutricionista