Yoga VS Corrida – Como recuperar de uma lesão/traumatismo?

Aguardei por este momento durante muito tempo, e eis que chegou!!! Para quem não conhece a minha história, convido-vos a lerem o artigo que escrevi, na Primeira Pessoa “Andreia Black”. Neste, falo do meu primeiro contacto com a Nutrilite, e como estes produtos mudaram a minha vida, e após dois anos de consumo regular e pratica regular/intensiva de Hatha Yoga, consegui recuperar uma das actividades que mais me apaixona fazer…Correr!
Antes de mais quero dizer que não sou Médica nem Nutricionista. A minha base de formação é Engenharia Alimentar – Qualidade e Segurança Alimentar e tenho muito orgulho no curso que tirei e no local onde estudei – Instituto Superior de Agronomia. 
Estou a escrever este artigo pois quero partilhar convosco a minha experiência e testemunho, e como é possível retomar uma paixão à muito deixada de parte, com ajuda de outras duas paixões: Yoga e Suplementação orgânica!
Resumindo, devido à pratica intensiva de desporto desenvolvi diversos traumatismos no meu corpo: diversas tendinites, contraturas, uma hérnia inguinal e por fim em 2006 (com 22 anos) o chamado síndroma do piramidal (pequeno músculo que está localizado atrás do glúteo – no meu caso foi do lado esquerdo). Como já devem ter percebido, estava com um desiquilibrio nutricional elevadissimo e o meu corpo estava a necessitar de ajuda urgente. E nessa altura não tomava suplementação alimentar nenhuma, pois era bastante céptica em relação a este tema.
Na altura, tive de parar as actividades físicas e em 2006 fui operada a uma hérnia inguinal. Depois, lentamente retomei a actividade fisica, mas tive que deixar de correr porque simplesmente o meu corpo não conseguiu acompanhar o ritmo (quando corria os meus tendões prendiam e simplesmente não conseguia). Em alternativa comecei a praticar natação e yoga. No entanto, não foi suficiente, porque passados 4 anos foi-me diagnosticado o Síndroma do Piramidal. E é aqui que me cai a ficha e penso “Como é possível ter-me deixado chegar a este ponto? Com 26 anos e cheia de lesões?”. Aceitei a situação e percebi que nada acontece por acaso. Começei a ter sessões de Osteopatia e a praticar Hatha Yoga com o meu professor Firminiano Fonseca, no Núcleo de Yoga de Almada, que adoro e lhe estou eternamente grata por ter aparecido na minha vida! E passados dois anos conheço a Nutrilite.
Aprendi que sem suplementação alimentar adequada, o nosso corpo não consegue acompanhar este ritmo acelarado que todos nós vivemos diariamente, e que a nossa alimentação, por mais saudável e equilibrada que seja, não é suficiente, e sei disso por experiência própria e porque senti na pele, e não o desejo a ninguém.
Começei a tomar regularmente CalMag (cálcio e magnésio), Omega 3, Glucosamina, Sticks de magnésio e Alho (entre outros suplementos que também tomo). A prática regular de yoga, nomeadamente determinadas posturas (Asanas), são indispensáveis para a recuperação do piramidal, e lentamente comecei a sentir melhorias significativas. Não comecei a correr logo, mas fazia muitas caminhadas e bicicleta.
Passados 3 anos, a magia aconteceu…No inicio deste ano comecei a correr. Lentamente, aos poucos e poucos. Hoje já consigo correr cerca de 45 minutos sem que qualquer tendão prenda. Não poderia sentir-me mais feliz, pois consigo conjugar 3 paixões 🙂
Quando digo que nada acontece por acaso é mesmo verdade! E a vida tem-me ensinado isso a cada ano que passa.
Despeço-me com uma frase que adoro, e me tem inspirado nos últimos tempos:
«Not everyone will understand your journey. That’s okay. You’re here to live your life, not to make everyone understand.»
Sejam Felizes e Vitaminados!
Até já!
Andreia Black

Deixa um comentário