Protege o teu coração de forma natural.
As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte em Portugal e a alimentação é um dos factores de risco de maior destaque na sua prevalência, a par do sedentarismo.
Muitas pessoas procuram o Vitamina-te a primeira vez porque foram fazer análises, depois de tomarem muitos medicamentos para baixar o colesterol, os triglicéridos, etc. e pouco ou nada fez… e sabendo que alguém na sua família morreu ou sofre de uma doença cardiovascular, querem prevenir futuros sustos.
E infelizmente estes problemas começam a afectar as gerações cada vez mais jovens diminuindo a sua esperança e qualidade de vida.
O primeiro passo
Começa por melhorar a tua alimentação, não tens de fazer dieta nem tão pouco deixar de comer tudo o que gostas. Faz sim escolhas mais inteligentes, poupa calorias num sítio para desfrutares de uma ou outra batota:
- Elimina o açúcar adicionado a alimentos e bebidas
- Faz uma torrada muito amiga do teu coração: azeite virgem extra e tomate
- Modera as bebidas alcoólicas, se diariamente aposta mais no vinho tinto e não passes de uma unidade por dia
Sê mais activo/a
O sedentarismo engorda e ataca directamente o teu coração. Não precisas de te inscrever no ginásio e começar a ir todos os dias.
- Começa por diminuir o tempo sentado/a, cada 20-30 minutos na cadeira levanta-te e tenta andar 5-10 minutos ou faz algo em que possas estar de pé
- Segue gestos espontâneos como subir umas escadas e não o elevador, ir ao café a pé, não usar a passadeira rolante na estação, etc.
- Tenta caminhar todos os dias no mínimo 20 minutos, se já o fazes procura aconselhamento para um programa de exercício equilibrado.
Os protectores naturais
Protege o teu coração de forma natural
- Alho – previne a formação de coágulos pelo seu efeito inibidor da agregação plaquetária e contribui para uma boa saúde do aparelho cardiocirculatório prevenindo o enfarte agudo do miocárdio mas também o acidente vascular cerebral;
- Ómega 3 – os ácidos gordos ómega 3 são essenciais para prevenir a inflamação, um dos factores de risco de maior destaque na aterosclerose;
- Concentrado de frutos e vegetais – os antioxidantes presentes nas frutas e vegetais ajudam a diminuir a formação de radicais livres que leva à oxidação do colesterol e ao agravamento da aterosclerose;
- Complexo B – as vitaminas do complexo B são cruciais no metabolismo energético mas também para diminuir indicadores de risco cardiovascular como a homocisteína, frequente na carência de ácido fólico, vitamina B6 e B12.