Hoje apresento-te o Gonçalo, um menino de 8 anos e que é portador de Citopatia Mitocondrial, uma doença rara e que foi diagnosticada só aos 3 anos.
O Vitamina-te quis conhecer melhor a história deste menino e ficamos a saber que ele tem uma atrofia no cerebelo, sofre de convulsões com epilepsia descompensada, que felizmente atualmente estão estáveis e possui um atraso global ao nível motor.
O pequeno Gonçalo faz tratamentos intensivos de “Therasuit” – terapia intensiva – fisioterapia, terapia ocupacional, terapia da fala, neuropsicologia, ozonoterapia que representam um grande esforço financeiro para toda a família desde os 2 anos de idade.
Estes tratamentos são realizados na clínica Kinésio na cidade de Espinho com o objetivo de aumentar o tónus muscular e aumentar a sua autonomia.
O Gonçalo está a ter uma evolução excelente a todos os níveis e recentemente começou a caminhar com ajuda dos fisioterapeutas.
Infelizmente estas terapias representam um encargo muito elevado e difícil de suportar, por isso, a família decidiu divulgar a história do Gonçalo para que o maior número de pessoas os possam ajudar.
A família está a “sufocar” e quase a ficar sem meios para dar qualidade de vida ao seu Gonçalo.
O tratamento intensivo ” Therasuit” representa um investimento de 3000 euros e é feito de 4 em 4 meses, durante 20 dias e com uma duração de 3 horas ao dia.
O próximo tratamento iniciará em agosto. Para conseguir fundos para este tratamento intensivo os pais e os amigos do Gonçalo recolhem tampas de plástico e caricas que são enviadas para uma empresa de reciclagem em Beja “Resialentejo” que, gentilmente, reverte em dinheiro a clínica Kinésio. Agora a família e amigos também já recolhem as rolhas de cortiça e enviam para a empresa “Corticeira Amorins”.
“Todos sofremos e lutamos diariamente para tentar dar o melhor ao Gonçalo mas é difícil” Afirmam os pais!
Para quem quiser colaborar também pode optar por um dos Kits apresentados e o valor será doado diretamente à família.
Porque fazer bem, faz—nos bem, e tão bem! Conheço pessoalmente o pai do Gonçalo, é meu colega de trabalho e com tantos “problemas” sempre o vi de sorriso de rosto, sempre o vi de mãos erguidas.
Porque eles merecem e muito o nosso apoio!!!
Conto convosco!
Isabel Patusco