NA PRIMEIRA PESSOA: Mancha de Pigmentação por Celma Carreira

A missão afigurava-se impossível! A minha mancha de pigmentação mais parecia uma parte do meu corpo porque cobria 70% da minha testa. Genética, exposição ao sol sem usar protector solar, alimentação, a idade… Vários factores contribuíram parra que a mancha aumentasse e chegou uma altura em que simplesmente já não a conseguia ignorar.

O que é uma mancha de pigmentação?

A cor da pele é conferida por um pigmento que se designa por melanina e é produzido por células especializadas da pele, os melanócitos. Assim, a quantidade e o tipo de melanina que estão na pele é que determinam a sua cor. As doenças da pigmentação da pele são o resultado de alterações neste pigmento:

  1. Hipopigmentação: quantidade reduzida de melanina. Normalmente, é limitado a pequenas áreas da pele e resulta, tendencialmente, de um processo inflamatório passado na pele. Poderá ser duma doença hereditária, mas mais raramente.
  2. Hiperpigmentação: aumento da quantidade de melanina. As causas são diversas, como alterações hormonais (como durante a gravidez, ou toma de contraceptivos, por exemplo), doenças, respostas adversas a medicamentos.

Como tratar e prevenir manchas de pigmentação?

A primeira acção que tomei para atenuar esta mancha de pigmentação foi de dentro para fora: comecei a tomar o Multicaroteno da Nutrilite e eis que 60% da mancha d.e.s.a.p.a.r.e.c.e.u.!! A mancha restante foi “atacada” de fora para dentro. E eis que sou novamente surpreendida; com a aplicação do Sérum com Vitamina C + Ácido Hialurónico e com a Dermasonic ela foi significativamente atenuada!

Se estava a espera deste resultado? Não, de todo. Porque uma mancha de pigmentação é formada por células danificadas e apenas se o dano for superficia,l o mesmo pode ser reparado; células com maiores danos podem ser atenuadas mas não irão desaparecer. Mas nunca esperava esta melhoria tão visível!

Além disso, é importante ainda ter os cuidados diários com a pele para a manter saudável e evitar que aconteçam mais alterações na pigmentação da pele:

  • Evitar a exposição solar em excesso;
  • Ter uma rotina de limpeza, tonificação e hidratação adequadas;
  • Beber pelo menos 1,5L de água por dia;
  • Usar protector solar no mínimo FPS 30;
  • Manter uma alimentação saudável.
Mancha de Pigmentação – DEPOIS

Quais foram os resultados?

A conclusão é clara: esta missão é possível e superou as minhas expectativas.

Celma Carreira

Deixa um comentário