A Mudança Ecológica no Ciclo Menstrual | Veggie Mind por Margarida Pereira


A Mudança Ecológica no Ciclo Menstrual - Veggie Mind por Margarida Pereira

Ontem foi o Dia Internacional da Mulher e, por essa razão, hoje venho falar especialmente para todas nós, mas também para os homens que se quiserem inspirar com a nossa luz. Assim, dedico-me a partilhar convosco uma das melhores mudanças que fiz, enquanto mulher, rumo a uma vida mais alinhada com o compromisso de reduzir a minha pegada ecológica.

O Ciclo Menstrual

Até ter sido iluminada por outras mulheres, nunca tinha questionado a quantidade de pensos e tampões que usava e deitava fora por mês, por ano… A verdade é que nós, mulheres, somos responsáveis por cerca de 4% do lixo produzido em Portugal, apenas porque menstruamos. Como se isto não bastasse, este tema ainda é encarado de forma pejorativa – é frequente que as mulheres considerem esta fase do seu ciclo a mais incómoda e menos higiénica. Na maioria das vezes, não nos sentimos gratas por vivermos todos os meses uma verdadeira fase de renovação.

O nosso corpo solta o que já não lhe serve para abrir espaço a algo novo, mostrando que temos tudo o que precisamos para nos reinventarmos e recomeçarmos tudo outra vez.

Esta deveria ser uma fase de puro orgulho por nós mesmas e uma grande aprendizagem para muitos outros contextos das nossas vidas.

A Solução Ecológica

Pensos Higiénicos Reutilizáveis 1Assim, proponho que mudemos o paradigma habitual de encarar a menstruação como uma fase de vulnerabilidade, onde nos sentimos menos atractivas, para nos sentirmos poderosas e a libertarmo-nos do que já não nos serve propósito algum. Na verdade, para fazer esta transição tive uma ajuda preciosa – os pensos higiénicos reutilizáveis.

Estes pensos revolucionaram a minha forma de encarar o ciclo menstrual. De repente, tinha deixado de usar um plástico desconfortável com perfumes sintéticos e nocivos para o meu corpo, para passar a usar algo muito mais colorido, feminino e saudável para mim e para o ambiente.

Esta fase do mês passou a ser um momento de consciência e respeito pelo meu corpo e pelo que me rodeia, sendo mais uma oportunidade de aplicar em mim a mudança que quero ver no mundo.

Como Utilizar?

Pensos Higiénicos Reutilizáveis 2É possível que, neste momento, as mentes se tenham enchido de objecções aos pensos reutilizáveis: mas e as lavagens, o odor, a impermeabilidade e como faço quando não estou em casa?

Basicamente, quando eu saio de casa, levo uma bolsinha para colocar o penso usado e outra com pensos lavados.

Para os lavar basta passá-los por água/pô-los de molho e, de seguida, vão para a máquina.

Vantagens

  • Mais económicos;
  • Não causam maus odores;
  • Não são mais volumosos que os pensos descartáveis.

Para mim, acabou-se o desconforto e sinto-me plenamente orgulhosa de mim mesma.

De facto, não há melhor sensação do que a de estarmos em verdadeira harmonia com as nossas escolhas.

Escolham o que vos empodera. Escolham reflectir no vosso corpo a mensagem que querem transmitir ao mundo.

Margarida Pereira

Leave a Reply