NA PRIMEIRA PESSOA: Ana Dias


Suplementos alimentares – Faz sentido?

como-ter-uma-alimentacao-saudavel
Antes que tudo vamos esclarecer o que são suplementos alimentares, depois explicarei porque pessoalmente acho bastante importante tomá-los.

Infelizmente ainda são várias as pessoas que associam suplementação a quem pratica ginásio e quer “crescer”. É verdade, mas existe muito mais utilidade nestes para lá do crescimento físico.

Suplemento alimentar são normalmente substâncias produzidas com química, tendo como único objetivo introduzir no nosso corpo determinados nutrientes. Sejam proteínas, fibras, aminoácidos, vitaminas entre muitos outros.

São a meu ver essenciais pois complementam a nossa alimentação, que mesmo quando bastante cuidada e equilibrada não consegue ainda assim dar-nos todos os nutrientes e vitaminas nas quantidades necessárias para um corpo saudável.

Sejamos sinceros, quem é que consome diariamente:

  • pelo menos 2 doses de fruta variada;
  • frutos secos;
  • vegetais de folha verde;
  • Leguminosas (feijão, grão-de-bico)
  • Algas ricas em iodo ou sal iodado ( Iodo)
  • Cenoura, couve, abóbora manteiga, batata-doce, espinafre e meloa (Vitamina A)
  • Nozes, óleo de linhaça ou linhaça moída (ómega-3)
  • 30 minutos ao sol (vitamina D)
  • e a lista continuava, e ainda nas quantidades mínimas certas.

Como dizem os nosso irmãos brasileiros “fala sério, cara!”.

Eu não consigo e duvido que alguém consiga.

E mesmo que tenhamos super cuidado e consigamos comer toda a lista numa base diária, a verdade é que os próprios alimentos, infelizmente, já não têm o valor nutricional que tinham no tempo dos nossos avós.

Ainda mais seguindo uma alimentação Paleo, que restringe alguns alimentos referidos acima, e que pessoalmente me acalma imenso a compulsão alimentar fazendo com que coma apenas quando tenho realmente fome e até estar satisfeita (ao contrário de antigamente que era até ter a sensação de estar a “abarrotar”). Aliado a isso tenho ainda muito poucas horas de sono, devido às duas mini terroristas cá de casa que ainda não deixam dormir uma noite de seguida.

Mais uma vez pesquisei e pesquisei, experimentei algumas marcas de vitaminas e voltei a pesquisar. Sendo que elegi as da Nutrilite.

Porque nesta marca existe a preocupação de preservar todos os nutrientes das plantas, incluindo mais do que as vitaminas e minerais (os agora denominados fito-nutrientes), assim como adotar práticas de agricultura sustentáveis e cuidadosos métodos de processamento. E são apologistas de se utilizar o menos possível químicos.

  • As plantas são cultivadas em quintas orgânicas certificadas pelo programa NutriCert™ que adere às práticas de cultivo sustentáveis. Em vez de dependerem de prejudiciais pesticidas, herbicidas ou fertilizantes químicos, deixam que seja a Natureza a fazer o seu trabalho.
  • As plantas são colhidas no seu pico nutricional e transportadas o mais rapidamente possível para as instalações de desidratação.
  • O processo de concentração usa equipamento especializado em infraestruturas de última geração para desidratar, moer e extrair os nutrientes mais ricos das plantas – criando os melhores concentrados nutricionais.
  • Os comprimidos são cobertos com uma camada feita à base de celulose de plantas. Isso torna cada comprimido mais suave e mais fácil de engolir.

Por isso cá em casa estamos fãs do suplemento Alimentar Multivitaminas/ Multiminerais/ Fitonutrientes que é dos mais completos aliado ao de Cal Mag D Plus que inclui 3 fontes naturais de nutrientes – cálcio, magnésio e vitamina D (estes para mim). Para as pequenas que estavam todas as semanas (e não estou a exagerar) doentes com constipações resolvemos esse problema com o suplemento alimentar mastigável multivitaminas/multiminerais com sabor a laranja. Super fácil de tomarem, aliás a dificuldade é convence-las que só se pode tomar de manhã!

De ressalvar que as doses diárias recomendadas de toda e qualquer suplementação depreende das necessidades de pessoas saudáveis.

Ana Dias

suplementos

Leave a Reply