Calendário da Felicidade

Happiness is not something ready made. It comes from your own actions! – Dalai Lama

A Organização Mundial de Saúde (OMS) define a saúde como um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades.

Com esta nova forma de encarar a Saúde, não chega a pessoa manter o bem-estar físico através do exercício e da alimentação saudável e consciente. Não chega a ausência de doenças. Também é necessário (e urgente!) formar e informar sobre hábitos de saúde mental e social saudáveis. É este equilíbrio corpo-mente-espírito que irá ter um impacto positivo brutal na vida de cada um de nós!

Estamos em Dezembro. Aproxima-se o Natal e o Fim do Ano, aquela época em que faz brotar, na pessoa emocionalmente mais árida, sentimentos de humildade, empatia, consciência, bondade e esperança. É tempo de recomeçar!

Foi durante o Século XIX que, na Alemanha, foi criado o famoso Calendário de Advento. Este tinha como principal objectivo contar regressivamente, através de um risco de giz na porta de casa, os dias até ao Natal. Rapidamente o calendário se transformou em velas acesas e, mais recentemente, em 24 janelinhas para 24 dias de preparação e espera. Hoje em dia é uma tradição com cada vez mais adeptos e, por detrás dessas janelas ou bolsos, encontram-se doces, cosméticos, jóias, perfumes, gins, uma infinidade de pequenos presentes que fazem as delícias de pequenos e graúdos.

A Action for Happiness Organization (AFHO) é um movimento de pessoas comprometidas com a construção de uma sociedade mais feliz, mais bondosa e com maior capacidade de cuidar. A AFHO ambiciona contribuir para uma sociedade onde as pessoas se importem menos com o que podem obter para si próprias e mais, muito mais, com a felicidade dos outros – um modo de vida completamente diferente do existente! Os membros do movimento fazem apenas uma simples promessa: criar mais felicidade no pequeno mundo que os rodeia. A organização fornece ideias e recursos para que se tomem medidas de felicidade em casa, no trabalho e/ou na comunidade, levando muitas vezes à criação de grupos locais que trabalham e entram em acção em conjunto. É uma organização sem afiliações religiosas, políticas ou comerciais, de todos e para todos! Foi fundada em 2010 por Richard Layard, Geoff Mulgan e Anthony Seldon e tem como patrono Dalai Lama.

Está provado cientificamente que a verdadeira felicidade é construída a partir do interior de cada ser humano e compreende imensos benefícios para a Saúde. Recentemente realizou-se um estudo, levado a cabo por Hilary Tindale, da Universidade de Pittsburgh, em que foram seguidas 100 000 mulheres, com idades superiores a 50 anos, durante 8 anos. Estudou-se o impacto do optimismo na Saúde, uma vez que a capacidade de se tornar optimista está directamente relacionada com o índice de felicidade que a pessoa possui! O estudo revelou dados interessantíssimos. As mulheres altamente optimistas possuíam um risco consideravelmente menor de morte precoce, cancro e doenças cardíacas do que as menos optimistas.

E o que é que têm em comum Saúde, Calendário de Advento, AFHO e Felicidade? Tudo. A AFHO criou um Calendário de Bondade para o mês de Dezembro, bem ao jeito do Calendário de Advento. Todos os dias, quem a ele aderir, pode tomar uma acção de bondade que depende só de si, com imenso impacto na sua própria felicidade e na felicidade daqueles que o rodeiam.

Assim sendo, em jeito de promoção de bem-estar, convido a que se juntem a mim neste desafio feliz.

Somos os únicos responsáveis pela nossa própria felicidade e podemos ser seres de luz na vida de outras pessoas. Acredito que no fim deste desafio, que se tornará facilmente num hábito, seremos pessoas melhores, mais humildes, mais genuínas, com maior índice de bem-estar e, consequentemente, com mais Saúde!

O Calendário de Bondade da AFHO será alterado por mim, tornando-o pessoal, visto que sou adepta de fomentar a criatividade e a originalidade dos desafios. No entanto, sintam a liberdade de seguir a proposta original!

Espero que a 31 de Dezembro se sintam um pouco mais felizes, mais realizados e com uma nova fornada de esperança para iniciar, em grande, as 365 novas oportunidades que são oferecidas a cada novo início de ano!

Atreve-te a ser feliz!

Cecília Vigário

Para seguir todas as partilhas que farei deste desafio visita-me em: https://coisasdegentemuitofeliz.blogspot.pt/

 

H4U – Calendário da Bondade – Dezembro de 2017

1 – Encoraja outros a praticar a bondade: partilha este calendário.

2 – Realiza presentes caseiros e distribui durante esta temporada festiva.

3 – Deixa um post it feliz num local público para que outra pessoa o possa encontrar.

4 – Come e/ou bebe de forma mindful. (ex. Exercício do Chá)

5 – Conta o número de pessoas para as quais sorriste hoje.

6 – Faz algo que ajude um familiar ou amigo.

7 – Se encontrares folhas ou lixo no chão, enquanto passeias no teu bairro, deita-o no contentor mais próximo. O mundo ficará mais limpo graças a ti.

8 – Diz algo positivo a todas as pessoas que conheceres hoje.

9 – Redige uma “Lista de Gratidão” com 50 itens pelos quais és grato na vida.

10 – Doa roupas, mantas, cobertores ou brinquedos para aqueles que mais precisam.

11 – Realiza um acto de bondade para com uma pessoa idosa.

12 – Distribui abraços pela tua família e amigos.

13 – Hoje cumprimenta alegremente o maior número de pessoas possível.

14 – Toma um banho de forma mindful.

15 – Pay it forward: Deixa paga uma bebida quente a um estranho num café.

16 – Faz um postal ou uma carta para alguém especial.

17 – Experimenta a arte do boato positivo!

18 – Faz uma refeição extra e surpreende alguém com a mesma!

19 – Dá o teu lugar, no trânsito ou no shopping, a alguém desconhecido.

20 – Contacta aquele familiar ou amigo que já não vês nem convive há imenso tempo. Tira uma pausa para uma conversa!

21 – Vai até ao parque da tua cidade, passeia e alimenta os pássaros ou os patos. Fica em real contacto com a Natureza!

22 – Apoia uma causa tornando-te voluntário ou fazendo um donativo.

23 – Hoje fica atento às emoções. Sempre que sentires uma emoção negativa, que provoque sensações negativas, inspira e expira profundamente 3 a 5 vezes, centrando-te na respiração e no momento presente.

24 – Na Noite de Natal desliga as tecnologias e centra-te nas pessoas com quem compartilhas a refeição. Escuta-as.

25 – Oferece um presente a ti próprio. Planeia os objectivos e as metas a atingir já em 2018!

Deixa um comentário