BEM-ESTAR: Comer por cores

Ter um prato colorido é uma boa forma de garantir que recebemos o máximo de nutrientes e temos uma alimentação saudável.

LIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

O VITAMINA-TE foi à revista Amagram, roubar o artigo do Dr. Kurscheid, especialista em nutrição: 
Dêem cor à vossa dieta. Parece bastante simples, mas o que significa exactamente?
Muitos de nós não ingerimos a quantidade de frutas e de legumes todos os dias. Existem vários motivos para isso: vidas profissionais atarefadas, a prevalência de comida rápida e prática ou falta de conhecimentos básicos sobre nutrição são todos os factores que podem contribuir. As frutas e legumes contêm uma base de vitaminas e minerais importantes, cada um dos quais é benéfico para o nosso organismo de forma diferente.
Não tem necessariamente de conhecer todos os seus nomes e feitos específicos – uma forma simples de garantir que obtém o equilibrio adequado é consumir frutas e legumes de cada grupo de cor todos os dias. Portanto, coma maçã para o vermelho, bróculos para o verde, couve-de-flor para o branco e um pêssego para o laranja, por exemplo. Idealmente, devemos comer pelo menos uma mão cheia de cada cor todos os dias.
Embora já saibamos bastante sobre as vitaminas contidas nestes alimentos, apenas agora começamos a descobrir a importância dos designados fitonutrientes. Estes nutrientes naturais que encontramos nas plantas, actuam como catalisadores de outras vitaminas e minerais.
Consideremos, por exemplo uma maçã: é constituída por 4000 minerais diferentes,  e apenas sentimos os plenos bebeficios destes quando todos actuam em conjunto.
Isto significa que, embora os suplementos – como o Nutrilite Doule X, Quotidiano ou Concentrado de Frutas e Vegetais em comprimidos – possam certamente ajudar a estimular a sua ingestão de vitaminas e fitonutrientes, estes devem apenas ser tomados em conjunto com frutas e legumes frescos, e não em substituição dos mesmos.
Sou frequentemente questionado sobre os produtos congelados – como se comparam aos frescos? De facto isto depende, mas os frutos e legumes que são congelados pouco tempo depois de serem colhidos contém quase tantos nutrientes como os frescos – por vezes ainda mais se os “frescos” ficarem vários dias sem serem consumidos.
Portanto, por que não propor-se a si: Consegue comer uma ou duas porções de cada cor por dia?

Deixa um comentário