#7SorrirMuito

#7SorrirMuito

 

#7SorrirMuito é o nome desta rubrica. É também o último hábito dos 7 Hábitos para uma Saúde Óptima de Inês Correia Guimarães. E sete é o número mágico! A História, o Universo, a Mitologia e os acontecimentos da Humanidade estão repletos deste número. Por isso e porque considero que nada é por acaso, fez-me todo o sentido assim intitular este espaço!

 

Entendo (eu e vários estudiosos) que sorrir e encarar a vida de forma positiva tem um papel determinante na regulação dos nossos comportamentos e, consequentemente, na determinação do nosso sucesso. Esta atitude que escolhemos adotar é isso mesmo, uma escolha. E é extraordinário como podemos decidir que queremos ter esta atitude e como podemos, efectivamente, aprender a fazê-lo.

 

Não se trata de simplesmente ignorar problemas e angústias ou dificuldades. Ou dizer que tudo vai ficar bem, quando há algo de verdadeiro e mau a acontecer. O que vos digo é que escolher agir de modo positivo é, nada mais nada menos, do que acreditarmos com todas as forças que temos opções de reacção a situações difíceis em prol de nós mesmos. Ou seja, é capacitar-nos. É empoderar-nos. É a atitude e a crença de que se pretende e consegue algo melhor. E como esta atitude muda tudo.

 

Facto é que a nossa atitude pode afectar de modo positivo ou negativo quem nos rodeia, sejam colegas de trabalho, uma equipa de uma actividade, os nossos clientes, as pessoas com quem contactamos ou a nossa própria família. E quando entendermos que escolher ter um impacto positivo em todas as esferas da nossa vida trará mais confiança, mais êxito, atrairá boas relações, pessoas e acções, é inevitável escolher esse caminho. O caminho da felicidade. E, consequentemente, o caminho para o sucesso!

 

John Maxwell afirma que “existe muito pouca diferença entre as pessoas, mas essa diferença faz grande diferença. A pequena diferença é a atitude. A grande diferença é se esta é positiva ou negativa”.

 

Na realidade, qualquer pessoa pode transformar-se numa pessoa positiva. Deve é quere-lo genuinamente! E fica o aviso de que é uma tarefa exigente. implica reflexão, identificação dos “boicotes” da nossa mente e dos planos em que agimos: consciente ou inconscientemente. Assim, a nossa atitude é um reflexo da nossa mente!  Uma mente fresca, focada, limpa, emana brilho e contagia. Pessoas positivas, têm pensamentos e discurso positivo. Assim atrai-se pessoas, faz-se com que queiram conviver de perto com quem tem uma atitude e uma linguagem positiva. E motiva pessoas e influencia resultados.

 

Na verdade, a consciencialização de que temos o poder de decidir e agir e que as nossas acções terão repercussões na nossa vida, é o primeiro passo para sermos mais felizes, mais confiantes e, assim, com grande probabilidade de sermos bem sucedidos em todas as esferas das nossas vida!

 

Deixem os vossos comentários e sugestões de temas que queiram ver abordados.

Até lá!

Deixa um comentário